Fale conosco:41 3016.5345kitron@kitron.com.br
Home > Blog

Serviços que o contador pode oferecer

Postado em 01 de Junho de 2016
Imagem de ilustração: Serviços que o contador pode oferecer
Quando pensamos quais os serviços que um contador oferece, imediatamente vinculamos a questões burocráticas, como emissão de guias e certidões, cálculo de impostos, Receita Federal e Estadual, notas fiscais e calculadora. São sempre esses e alguns outros temas que rodeiam o imaginário de qualquer pessoa ao pensar em um contador, porém podemos afirmar categoricamente que um bom contador é aquele profissional capaz de suprir as demandas operacionais de uma empresa, como também a partir de dados obtidos em processos internos, gerar informações úteis para tomada de decisões, ou seja, o contador é um gestor estratégico. Por isso, neste estudo, iremos destacar alguns serviços que um contador, bem preparado, pode oferecer a uma empresa e os quais são muitas vezes desconhecidos por parte dos empresários.
 
O primeiro desses serviços é o planejamento tributário. No Brasil, vivemos um emaranhado de normas tributárias, de difícil compreensão até para aqueles que se dedicam exclusivamente ao seu estudo. Todavia, quando possuímos uma empresa devemos logo no seu início escolher uma modalidade de tributação (Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real) e essa modalidade definirá como pagaremos os impostos no decorrer do ano, com a possibilidade de rever anualmente qual o sistema é mais benéfico para a empresa. É nesse ponto que entra o serviço do contador, será ele o profissional responsável por analisar qual a melhor forma para o cálculo dos impostos, quais as leis que devem ser observadas e se existem benefícios fiscais que a empresa pode utilizar em suas operações. Concluído esse trabalho, com certeza a decisão sobre o sistema utilizado estará embasada em dados muito mais confiáveis e que permitiram extrair ao máximo os benefícios da elisão fiscal e consequentemente a diminuição da carga tributária.
 
O segundo serviço é a análise dos custos. Quando pensamos em custos associamos diretamente a ideia de gastos operacionais para a manutenção do negócio. Esse raciocínio não está errado, porém ele é muito superficial para a terminologia de custos. Nesse serviço o contador desempenhará uma função complementar ao planejamento tributário, pois analisará minuciosamente quais os custos associados ao negócio, determinará com base neles a margem de lucro mínima necessária e a precificação final de venda. Esse estudo demanda conhecimento técnico, por isso deve ser realizado por um profissional confiável, pois determinar um preço errado para uma venda é o mesmo que decretar falência, pois você poderá estar trabalhando com prejuízo operacional.
 
O terceiro serviço é o ensino e planejamento de gestão de um negócio. Esse serviço deve ser pensado como um auxílio ao empresário inexperiente, pois será através dele que o contador ensinará quais são as ferramentas que um empreendedor deve possuir, as análises que ele deve fazer, os sistemas de controle que deve elaborar, as prioridades do negócio, entre outros. Será por meio desse serviço que o contador ajudará o empreendedor a entender que uma atividade empresária demanda tempo e investimento financeiro e emocional, pois lidará constantemente com pessoas e precisará saber planejar uma rotina interna de atividades capaz de suprir as necessidades individuais e ao mesmo tempo seja confiável quanto aos controles internos.
 
O quarto serviço é a análise financeira. Podemos entender como análise financeira o serviço ligado a análises de indicadores extraídos dos relatórios contábeis e de controles internos. Será por meio dessas análises que será possível medir a capacidade de pagamento que a empresa possui, seus índices de liquidez, prazos médios de recebimento de vendas e pagamento de compras, a rentabilidade da empresa, ou seja, por meio dessa análise poderá se obter um diagnóstico geral do negócio, igual quando realizamos uma consulta média, mas nesse caso será o contador o “médico” da empresa. Através desses valores encontrados poderá o empreendedor planejar futuros investimentos e contornar deficiências encontradas.
 
O quarto serviço é consultor profissional. Vivemos em um mundo em constante evolução e no Brasil isso é mais rotineiro ainda, pois as legislações vivem mudando e os principais afetados são normalmente as empresas. Dessa forma, o contador exercerá uma função de consultoria, ajudando o empresário a entender as mudanças ocorridas, traduzindo a linguagem técnica para ele, entretanto, isso não exime a obrigação do empresário em buscar aprimoramento profissional.
 
Buscamos destacar nesse estudo os principais serviços extras que podem ser extraídos do contador, ligados a aspectos técnicos, jurídicos ou humanos. Além desses serviços listados, outros também existem e devem ser consultados para saber se o seu profissional contábil os oferece.
 
 
 
Agradecemos a lida desse artigo, e se ele foi útil para você, compartilhe nas redes sociais e ajude a divulgar nossos serviços a outras pessoas interessadas. E caso ainda reste dúvidas, contate-nos, que um dos nossos contadores podem lhe ajudar.
 
Confira também, alguns de nossos outros posts:
 

 

AUTORIA: KITRON Contábil.
O seu escritório de contabilidade em Curitiba.

Comentários