LUCRO REAL
O QUE É LUCRO REAL
Trata-se do regime de tributação mais complexo no Brasil. A ideia é que o imposto de renda e a contribuição social seja determinado tendo como base o lucro liquido apurado pela empresa.A principio é o mais justo, pois tributa o resultado da empresa(LUCRO), mas nem sempre é o mais indicado.
PERÍODO DE APURAÇÃO
O período determiando para o pagamento da tributação pode ser TRIMESTRAL OU ANUAL.
IMPOSTOS PAGOS
Toda a sistematica, nos pagamentos dos impostos, para quem esta migrando do PRESUMIDO, muda consideravelmente.
1)imposto de renda pessoa juridica --> Alíquota de 15% sobre o lucro líquido, mais um adicional de 10% calculado sobre o lucro que esceder a R$ 20.000,00 no mês ou R$ 60.000,00 trimestre.
2)Contribuição social sobre lucro liquido > Alíquota de 9% sobre o mesmo resultado anteriormente descrito.
3)PIS --> Aliquota de 1,65% - Não cumulativo
4)COFINS --> Aliquota de 7,6% - também não cumulativo.
RESUMO FINAL
A primeira de todas as vantagens é que a tributação no Lucro Real é a mais justa. Isso porque leva em consideração a situação atual da empresa, de acordo com o balanço contábil. Além disso, existindo prejuizo, não tem IRPJ E CSLL a pagar, podendo compensar em períodos posteriores(somente 30%). Tem outro ponto também o fato de o PIS E O COFINS terem aliquotas maiores que devemos considerar.
PARA SABER SE O LUCRO REAL É VANTAJOSO OU NÃO PARA SUA EMPRESA, DEVEMOS COMEÇAR FAZENDO UM PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO.
Consulte uma contabilidade especializada em Lucro Real. Fale com a KITRON Contabil.Tel.:(41)3016-5345 ou e-mail: kitron@kitron.com.br para maiores informações.