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Como calcular o preço de venda

Postado em 31 de Maio de 2016
Imagem de ilustração: Como calcular o preço de venda

    É costumeiro encontrarmos diversas empresas comerciais que fixam o seu preço de venda tomando como base o custo da mercadoria e aplicando sobre ele um índice de 100% ou quando prestador de serviço estipulando um valor sem nenhum critério objetivo, apenas com base no valor usual praticado pelos concorrentes. Essa prática está totalmente errada, pois um preço de venda é fixado somente após conhecer todos os custos atrelados ao seu negócio e levando principalmente em consideração o seu regime tributário. Tendo em vista essa dificuldade que empreendedores enfrentam, buscaremos nesse estudo explicar como precificar um produto ou serviço através do uso da principal ferramenta para isso: o Markup.
    O Markup é um índice calculado no qual o seu resultado quando aplicado sobre o custo da mercadoria ou serviço, podemos definir o preço correto de vendas. Surge nesse ponto a primeira grande diferenciação que devemos ter em mente: o que é um custo e uma despesa:

CUSTO: São os gastos consumados no processo de elaboração de produtos e serviços. Ex.: Custo da mercadoria, mão-de-obra do pessoal da produção, entre outros.
• DESPESA: São os gastos consumados para realização da venda do produto ou prestação do serviço. Ex.: Energia elétrica, água, internet, telefone, comissão sobre a venda, impostos, mão-de-obra do pessoal administrativo, entre outros.

    Entender essa diferenciação é fundamental para esse estudo, porém não se preocupe se na prática você encontrar dúvidas, pois isso é muito comum e alguns tipos de gastos geram muita discussão quanto a sua correta classificação.
    Além dessa classificação, se faz necessário uma outra conforme a sua incidência: fixos ou variáveis. Essa classificação é adotada tanto para os custos, quanto para as despesas. Entende-se por fixos, aqueles gastos que não variam de valor independentemente do faturamento da empresa e variáveis, aqueles gastos que variam conforme o faturamento realizado. Por exemplo, uma comissão de vendas é variável, pois dependerá do valor da venda realizada, já um aluguel é fixo, cobrado mensalmente para uso do espaço.
    Conseguindo compreender essas diferenciações, podemos agora partir para o cálculo do Markup utilizando-se de uma fórmula bem simples, no qual o seu resultado deve ser multiplicado pelo custo do produto:
 
Onde:
DV = Despesas Variáveis em %
DF = Despesas Fixas em %
LP = Lucro Pretendido em %
 
Para entender melhor como funciona essa fórmula, partiremos para um pequeno exemplo:
 
EXEMPLO 1: Uma empresa comercial comprou um produto ao custo de R$100,00, ela é tributada pelo Simples Nacional na alíquota de 4%, foi identificado a Comissão de Vendas como uma despesa variável que incide sobre o produto no percentual de 5%, por conhecimento histórico as despesas fixas da empresa representam 10% da receita mensal e o lucro desejado nessa operação é de 50%. Qual o preço de vendas a adotar?
Resolução:
Partiremos primeiramente para a extração de dados da questão:
• Despesas Variáveis (DV) = 4% de Imposto + 5% da Comissão = 9%
• Despesas Fixas (DF) = 10%
• Lucro Pretendido (LP) = 50%
 
Com os dados em mãos, podemos alimentar a fórmula:
 
 
Agora, basta multiplicarmos o valor encontrado pelo seu custo:
 
Preço de venda = 100,00 x 3,2258 = 322,58
 
   O correto é realizar o cálculo do Markup por produto, porém muitas vezes é inviável realizá-lo devido ao grande número de produtos comercializados, quando isso ocorrer pode ser feito um Markup geral para todos os produtos.
    Quando já são apresentados todos os percentuais de despesas e custos, o cálculo se torna bem simples, porém na prática, todos esses índices encontrados deverão ser elaborados por você e sua correta mensuração é essencial para o cálculo exato. Dessa forma, nesse próximo exemplo analisaremos um caso mais concreto, que provavelmente se encaixará na sua empresa, porém o entendimento será um pouco mais difícil:
 
EXEMPLO 2: João e Silva Comércio de Móveis Ltda., é uma empresa de comércio do ramo moveleiro, atuante há mais de 5 anos no mercado, tributada com base no Simples Nacional (Anexo I) com incidência de 4% de impostos. Ela possui 2 funcionários, cada um ganha R$ 1.100,00. A sede da empresa é alugada, o aluguel é de R$ 5.000,00 mensal, além disso ela incorre mensalmente nos seguintes gastos:
 
GastosR$
Luz500,00
Água100,00
Telefone + Internet300,00
Material Expediente Mensal100,00
 Software (sistema interno)650,00
Contador800,00
Total2.450,00
Informações adicionais: 
• O FGTS pago é de 8% do total da remuneração;
• Os sócios não retiram pró-labore, somente o lucro contábil apurado mensalmente;
• A empresa não trabalha com e-commerce, atua somente na região;
• Os sócios desejam obter um retorno líquido mensal de 50%;
• É pago uma comissão sobre as vendas para os funcionários de 5%;
• O faturamento mensal dessa empresa é de aproximadamente R$ 50.000,00.
 

1. PASSO - IDENTIFICAR OS TIPOS DE GASTOS MENSALMENTE
Já identificamos todos os gastos, basta agora organizarmos eles em uma planilha, indicando a sua natureza (despesa/custo - fixo/variável):


GastosR$ Tipo Gasto
Luz500,00Despesa Fixa
Água100,00Despesa Fixa
Telefone + Internet300,00Despesa Fixa
Material Expediente Mensal100,00Despesa Fixa
Software (sistema interno)650,00Despesa Fixa
Contador800,00Despesa Fixa
Aluguel5.000,00Despesa Fixa
Salário Funcionário (2x1.100,00)2.200,00Despesa Fixa
FGTS s/salário (8%)176,00Despesa Fixa

Férias: 1/12 avos 244,44Despesa Fixa
13º Salário: 1/12 avos183,33Despesa Fixa
FGTS S/Férias + 13º Salário (8%) 34,22Despesa Fixa
Total10.288,00

2. PASSO - DETERMINAR OS PERCENTUAIS

Com todos os gastos planilhados, podemos facilmente determinar os percentuais:

• Despesas variáveis (DV): Comissão de vendas 5% + Impostos 4% = 9%
• Despesas Fixas (DF): É o percentual entre a despesa fixa e o faturamento mensal, portanto = (10.288/50.000) x 100 = 20,576%
• Lucro Pretendido (LP) = 50%
 
3. PASSO - DETERMINAR O ÍNDICE DO MARKUP
Identificados os percentuais, poderemos alocá-los na fórmula:


Markup =

100

100 - (DV+DF+LP)

 

Markup =

100

=

100

=

4,8962

100 - (9+20,576+50)

20,424

 
Portanto o índice geral do Markup dessa empresa é de 4,8962.
 

4. PASSO - CALCULAR O PREÇO DE VENDA: COM O ÍNDICE EM MÃOS MULTIPLICAR PELO CUSTO DA MERCADORIA

Vamos supor que essa empresa comprou uma cama de solteiro por R$ 80,00, quanto deve ser o seu valor de venda:
 

Preço de Venda = 80,00 x 4,8962 = 391,70
 

     Você deve ficar atento para o fato que não levamos em consideração o quanto o mercado realmente paga por esse produto, ou seja, muitas vezes o lucro pretendido jamais será alcançado, pois o mercado não pagará o preço que a empresa deseja obter.

     Com isso, levantamos nesse estudo uma das maneiras existentes de calcular o preço de venda, e com certeza, a maneira mais praticada e de fácil compreensão. Se restar dúvidas sobre o tema, procure a nossa equipe que teremos o prazer de ajudar.

  


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AUTORIA: KITRON Contábil.


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