Como calcular o preço de venda
É costumeiro encontrarmos diversas empresas comerciais que fixam o seu preço de venda tomando como base o custo da mercadoria e aplicando sobre ele um índice de 100% ou quando prestador de serviço estipulando um valor sem nenhum critério objetivo, apenas com base no valor usual praticado pelos concorrentes. Essa prática está totalmente errada, pois um preço de venda é fixado somente após conhecer todos os custos atrelados ao seu negócio e levando principalmente em consideração o seu regime tributário. Tendo em vista essa dificuldade que empreendedores enfrentam, buscaremos nesse estudo explicar como precificar um produto ou serviço através do uso da principal ferramenta para isso: o Markup.O Markup é um índice calculado no qual o seu resultado quando aplicado sobre o custo da mercadoria ou serviço, podemos definir o preço correto de vendas. Surge nesse ponto a primeira grande diferenciação que devemos ter em mente: o que é um custo e uma despesa:• CUSTO: São os gastos consumados no processo de elaboração de produtos e serviços. Ex.: Custo da mercadoria, mão-de-obra do pessoal da produção, entre outros.• DESPESA: São os gastos consumados para realização da venda do produto ou prestação do serviço. Ex.: Energia elétrica, água, internet, telefone, comissão sobre a venda, impostos, mão-de-obra do pessoal administrativo, entre outros.Entender essa diferenciação é fundamental para esse estudo, porém não se preocupe se na prática você encontrar dúvidas, pois isso é muito comum e alguns tipos de gastos geram muita discussão quanto a sua correta classificação.Além dessa classificação, se faz necessário uma outra conforme a sua incidência: fixos ou variáveis. Essa classificação é adotada tanto para os custos, quanto para as despesas. Entende-se por fixos, aqueles gastos que não variam de valor independentemente do faturamento da empresa e variáveis, aqueles gastos que variam conforme o faturamento realizado. Por exemplo, uma comissão de vendas é variável, pois dependerá do valor da venda realizada, já um aluguel é fixo, cobrado mensalmente para uso do espaço.Conseguindo compreender essas diferenciações, podemos agora partir para o cálculo do Markup utilizando-se de uma fórmula bem simples, no qual o seu resultado deve ser multiplicado pelo custo do produto:Onde:
DV = Despesas Variáveis em %DF = Despesas Fixas em %LP = Lucro Pretendido em %Para entender melhor como funciona essa fórmula, partiremos para um pequeno exemplo:EXEMPLO 1: Uma empresa comercial comprou um produto ao custo de R$100,00, ela é tributada pelo Simples Nacional na alíquota de 4%, foi identificado a Comissão de Vendas como uma despesa variável que incide sobre o produto no percentual de 5%, por conhecimento histórico as despesas fixas da empresa representam 10% da receita mensal e o lucro desejado nessa operação é de 50%. Qual o preço de vendas a adotar?Resolução:Partiremos primeiramente para a extração de dados da questão:• Despesas Variáveis (DV) = 4% de Imposto + 5% da Comissão = 9%• Despesas Fixas (DF) = 10%• Lucro Pretendido (LP) = 50%Com os dados em mãos, podemos alimentar a fórmula:Agora, basta multiplicarmos o valor encontrado pelo seu custo:Preço de venda = 100,00 x 3,2258 = 322,58O correto é realizar o cálculo do Markup por produto, porém muitas vezes é inviável realizá-lo devido ao grande número de produtos comercializados, quando isso ocorrer pode ser feito um Markup geral para todos os produtos.Quando já são apresentados todos os percentuais de despesas e custos, o cálculo se torna bem simples, porém na prática, todos esses índices encontrados deverão ser elaborados por você e sua correta mensuração é essencial para o cálculo exato. Dessa forma, nesse próximo exemplo analisaremos um caso mais concreto, que provavelmente se encaixará na sua empresa, porém o entendimento será um pouco mais difícil:EXEMPLO 2: João e Silva Comércio de Móveis Ltda., é uma empresa de comércio do ramo moveleiro, atuante há mais de 5 anos no mercado, tributada com base no Simples Nacional (Anexo I) com incidência de 4% de impostos. Ela possui 2 funcionários, cada um ganha R$ 1.100,00. A sede da empresa é alugada, o aluguel é de R$ 5.000,00 mensal, além disso ela incorre mensalmente nos seguintes gastos:
Gastos R$ Luz 500,00 Água 100,00 Telefone + Internet 300,00 Material Expediente Mensal 100,00 Software (sistema interno) 650,00 Contador 800,00 Total 2.450,00 Informações adicionais:• O FGTS pago é de 8% do total da remuneração;• Os sócios não retiram pró-labore, somente o lucro contábil apurado mensalmente;• A empresa não trabalha com e-commerce, atua somente na região;• Os sócios desejam obter um retorno líquido mensal de 50%;• É pago uma comissão sobre as vendas para os funcionários de 5%;• O faturamento mensal dessa empresa é de aproximadamente R$ 50.000,00.1. PASSO - IDENTIFICAR OS TIPOS DE GASTOS MENSALMENTE
Já identificamos todos os gastos, basta agora organizarmos eles em uma planilha, indicando a sua natureza (despesa/custo - fixo/variável):
Gastos R$ Tipo Gasto Luz 500,00 Despesa Fixa Água 100,00 Despesa Fixa Telefone + Internet 300,00 Despesa Fixa Material Expediente Mensal 100,00 Despesa Fixa Software (sistema interno) 650,00 Despesa Fixa Contador 800,00 Despesa Fixa Aluguel 5.000,00 Despesa Fixa Salário Funcionário (2x1.100,00) 2.200,00 Despesa Fixa FGTS s/salário (8%) 176,00 Despesa Fixa
Férias: 1/12 avos 244,44 Despesa Fixa 13º Salário: 1/12 avos 183,33 Despesa Fixa FGTS S/Férias + 13º Salário (8%) 34,22 Despesa Fixa Total 10.288,00 2. PASSO - DETERMINAR OS PERCENTUAIS
Com todos os gastos planilhados, podemos facilmente determinar os percentuais:
• Despesas variáveis (DV): Comissão de vendas 5% + Impostos 4% = 9%
• Despesas Fixas (DF): É o percentual entre a despesa fixa e o faturamento mensal, portanto = (10.288/50.000) x 100 = 20,576%
• Lucro Pretendido (LP) = 50%
3. PASSO - DETERMINAR O ÍNDICE DO MARKUP
Identificados os percentuais, poderemos alocá-los na fórmula:
Markup =
100
100 - (DV+DF+LP)
Markup =
100
=
100
=
4,8962
100 - (9+20,576+50)
20,424
Portanto o índice geral do Markup dessa empresa é de 4,8962.4. PASSO - CALCULAR O PREÇO DE VENDA: COM O ÍNDICE EM MÃOS MULTIPLICAR PELO CUSTO DA MERCADORIA
Vamos supor que essa empresa comprou uma cama de solteiro por R$ 80,00, quanto deve ser o seu valor de venda:
Preço de Venda = 80,00 x 4,8962 = 391,70Você deve ficar atento para o fato que não levamos em consideração o quanto o mercado realmente paga por esse produto, ou seja, muitas vezes o lucro pretendido jamais será alcançado, pois o mercado não pagará o preço que a empresa deseja obter.
Com isso, levantamos nesse estudo uma das maneiras existentes de calcular o preço de venda, e com certeza, a maneira mais praticada e de fácil compreensão. Se restar dúvidas sobre o tema, procure a nossa equipe que teremos o prazer de ajudar.
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AUTORIA: KITRON Contábil.